Romance
“Em torno de um evento misterioso, policialesco, que nos prende a atenção, Margarida Patriota desenvolve sua narrativa segura, precisa, elegante e não despida de ironia, que desvela, por onde passa, retalhos de vida daquele que talvez possamos, agora, chamar de ‘homo’ brasiliense.”
Lourenço Cazarré, escritor
Brasília é uma cidade à parte dentro do nosso vasto Brasil. O modo de vida, a maneira como as pessoas se relacionam, onde moram, com o que trabalham – tudo é diferente e peculiar nessa capital onde o noticiário político se confunde com o policial.
Seguindo essa premissa, a escritora, poeta e tradutora Margarida Patriota, carioca radicada em Brasília há muitos anos, nos presenteia com uma trama em que a narradora – moradora de um ‘quatro quartos’ na Asa Sul do Plano Piloto – encarcera em um cômodo de seu apartamento certa companheira com quem deseja efetuar um ajuste de contas. Interrompida toda hora por seus vizinhos, a protagonista faz uma retrospectiva de sua vida em um clima ao mesmo tempo tenso e cômico, até o desfecho.